No dia 22 de maio, às 18h30, a Aliança Francesa de Niterói convida você para a abertura da exposição “Écrire en français” (Escrever em francês), uma celebração da diversidade e riqueza da língua francesa na literatura.

 

De 22 de maio a 21 de junho, a Aliança Francesa de Niterói recebe a exposição “Écrire en Français”, uma homenagem à diversidade cultural e linguística que habita a língua francesa ao redor do mundo.

 

A mostra apresenta uma seleção de 100 autoras e autores de diversas partes do planeta que, mesmo nascidos longe de territórios tradicionalmente francófonos — em cidades como Buenos Aires, Tóquio, Cabul, Dakar, Beirute, Saigon, entre outras — escolheram o francês como meio de expressão literária e de transmissão cultural.

 

Esses escritores, vindos de lugares tão distintos como China, Síria, Bulgária, Irã, Moroni, Trois Boutiques ou Stalowa Wola, nem sempre possuíam vínculos imediatos com a língua francesa. Movidos pelo destino, pelo acaso, por histórias pessoais ou coletivas, inspirados por dramas, amores e encontros, suas palavras cruzaram fronteiras e oceanos.

 

Todos e todas escrevem em francês — uma língua herdada, imposta ou escolhida —, com a qual mantêm relações diversas: pragmáticas, amorosas, conflituosas, apaixonadas e criativas. Para alguns, é uma língua materna, para outros, uma língua “grand-materna”, “natural” ou até mesmo “vital” — mas, acima de tudo, é a sua língua.

 

A exposição propõe refletir: Por quê? Como se apropriaram dessa língua? Como a receberam, a conquistaram, a aprenderam? Como a transformaram, enriqueceram e mesclaram com outras culturas? Esses trajetos e essas marcas são os fios condutores reunidos em “Écrire en Français”.

Curadoria de Bernard Magnier. Apresentado pela Aliança Francesa de Paris.

 

Informações:

  • Vernissage: Quinta-feira 22 de maio as 18h30
  • Período: De 22 de maio a 21 de junho
  • Local: Aliança Francesa de Niterói
  • Entrada franca
  • Consulte os horários de funcionamento da Aliança Francesa para visitar a exposição.

 

Venha descobrir como a língua francesa ecoa em diferentes partes do mundo através das palavras de quem a adotou como sua.